Neste dia 31 de outubro de 2011, a ONU – Organização das Nações Unidas anunciou que a população mundial chegou ao número inimaginável há algumas décadas, de 7 bilhões de pessoas.
Para se ter uma ideia desse número, 60 anos atrás havia 2,5 bilhões de seres humanos no mundo e, em 2100, serão 10 bilhões segundo projeções.
A data é simbólica, já que a ONU usa as perspectivas globais de fecundidade e mortalidade e os censos dos países. Estima-se que 3% da população mundial são deixados de fora.
Mas o número serve para vários alertas.
O primeiro deles é que há mais pessoas no mesmo planeta. Planeta este com menos recursos naturais à disposição do homem, já que estes foram desgastados de maneira irresponsável, e carente ainda de justiça social.
Aí entra a questão da sustentabilidade. Como sustentar tanta gente com menos condições?
Esse é um dos grandes desafios, que incluem também o oferecimento de transportes para a população de forma responsável, do ponto de vista econômico, social e ambiental.
O que precisamos repensar, a partir de agora, é em como tornar o mundo um lugar mais balanceado e sustentável para que os sete bilhões de pessoas que habitam o planeta possam, todos, viver num mundo melhor sem que o elevado número prejudique nossa sobrevivência. O segredo pode estar nas mãos dos jovens e de uma palavra: conscientização.
Fonte: 1,2
Nenhum comentário:
Postar um comentário