Páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Energia - 1º ano vespertino

A história da humanidade confunde-se com a história da energia, uma vez que a primeira forma de energia utilizada pelo homem foi a do seu próprio corpo na luta pela sobrevivência. A energia é um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta. Precisamos da energia para nos movermos, para comunicarmos, para assegurar a iluminação e o conforto térmico nas nossas casas, etc.
A Professora Elenice, da disciplina de Química, desafiou os alunos do 1º ano vespertino, do ensino médio, a mostrarem de forma prática as diversas maneiras como a energia se manifesta. Usando muita criatividade os alunos organizaram um teatro onde foram apresentadas as formas de energia mais comuns em nosso cotidiano.




















Energia
A energia se manifesta de muitas maneiras, energia elétrica, energia sonora, energia mecânica, energia eólica entre outras. Nesse trabalho nós buscamos passar algumas das tantas maneiras que usamos a energia, entre tantas as que muitas vezes nos passam despercebidas no nosso dia a dia, escolhemos de tantas as seguintes formas de energia: térmica, sonora, eólica, luminosa, mecânica e elétrica, com formas muito simples e tradicionais, dando entre elas transformações de uma para a outra e basicamente tentando mostrar quanta coisa a química nos proporciona, ás vezes positivas e ás vezes negativas, tudo dentro do modo que forem utilizadas, abaixo vejamos as definições das energias utilizadas.
·         Energia Térmica: A energia térmica consiste na energia de movimento das partículas atômicas, em outra forma é dada pelo equivalente mecânico do calor.
·         Energia Sonora: A energia sonora manifesta-se na audição do ser humano, o som na verdade são vibrações no ar que passa aos nossos ouvidos como ondas sonoras, alguns sons que são produzidos ás vezes não são ouvidos por serem muito fracos, distantes ou até mesmo por serem fortes de mais.
·         Eólica: A energia eólica provem dos ventos, embora pouco utilizada , é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa, através de um gerador, o movimento das turbinas geram a energia elétrica.
·         Luminosa: É uma parcela limitada da energia eletromagnética, conhecia como “luz visível”, e está compreendida entre as freqüências do vermelho e do violeta. A energia luminosa se manifesta de várias formas, dês e uma lâmpada acesa até os raios solares.
·         Mecânica: A energia mecânica é a que ode ser transferida por meio da força exercida sobre algo, por exemplo, em uma bicicleta a energia mecânica só se ocorre quando a força é aplicada nos pedais fazendo os girar e rodar os pneus para que a bicicleta se movimente.
·         Elétrica: Energia representada pela movimentação de elétrons devido a presença de um campo elétrico. Este campo elétrico pode ter sido gerado pela presença de um campo magnético.

Passamos também a definição de como as energias acontecem e o efeito que ocorre sobre os objetos que utilizamos.

Fogo

Para conseguirmos fazer o fogo nós utilizamos dois medicamentos simples que podem ser encontrados em qualquer farmácia, um deles é o permanganato de potássio que é um composto químico de função química que tanto como sólido como em solução aquosa é um forte agente oxidante, por isso, deve ser mantido longe de glicerina, que foi o que nós utilizamos, etanol e outras substâncias orgânicas além do ácido sulfúrico, sob o risco de reação explosiva, o permanganato de potássio é utilizado geralmente em casos de catapora pois ajuda na secagem dos ferimentos, também como desinfetante em desodorantes, no tratamento da água para torná-la potável e como antídoto em casos de envenenamento por fósforos. E a glicerina é um composto de glicerol produzido por via química ou fermentativa e seus processos são de baixa complexidade tecnológica, a glicerina é utilizada em casos de pele seca como hidratante ou para irritações na pele. 

Televisão
Com a televisão nós tivemos uma transformação da energia elétrica para a sonora, a partir de quando ela é ligada na tomada e nos passa a imagem e o som fazendo assim a transformação da eletricidade para o som como, por exemplo, a lâmpada que ao mesmo que é eletricidade nos passa a iluminação formando a energia luminosa.

Telefone
A energia que é utilizada na hora em que falamos no celular ou até mesmo no telefone fixo é a energia sonora de certa forma o celular também depende da energia elétrica desde a hora em que precisamos carregá-lo para o manter ligado, e na hora em que nos comunicamos ocorre a energia sonora quando podemos escutar a outra pessoa que pode estar muito longe.

Bicicleta
É utilizada a energia mecânica quando pedalamos e as rodas para fazê-la se movimentar.

Walk talk
No walk talk podemos dizer que as energias que se manifestam são a mesma que a do celular, só que claro o walk talkk tem a capacidade de transmição é inferior a do celular.

Gerador de energia luminosa eólico
Para conseguirmos acender a lâmpada foi necessário lâmpadas de led, um cooler, e um secador de cabelo para provocar o vento fazendo com que o cooler gire e com a velocidade freqüente possa acender a lâmpada de led, fazendo com que a energia eólica possa produzir assim a energia luminosa.

Lâmpada de emergência
A lâmpada de emergência é uma energia luminosa, utilizada geralmente em acampamentos ou quando ocorre á falta de energia, ela utiliza a energia elétrica no momento em que é carregada, depois com a bateria ela se mantém acesa por algumas horas sem a necessidade de estar conectada a corrente elétrica.

Rádio
Na verdade cada aparelho possui uma tarefa que, ao ser realizada necessita de energia elétrica, desde os rádios mais tradicionais que necessitam estar o tempo todo na tomada para nos passar o som, ate as famosas caixinhas de som portátil que são recarregáveis e como a lâmpada de emergência ainda tem um tempo de funcionamento longe das correntes elétricas,o radio alem da necessidade da energia elétrica e da transformação para energia sonora ele precisa da propagação de ondas, que é uma força invisível que permite ao homem a conexão a longa distancia, onde ocorre o campo magnético que é responsável pela transmissão  e recepção da energia através do espaço livre, por isso um radio que esta em local mais alto, mais próximo ou em fim, que pegue um espaço mais aberto para passar as ondas, a freqüência é conectada com maior qualidade da que onde tenha que passar por arvores, paredes e etc.

Ferro de passar
O ferro de passar que hoje a maioria das  pessoas utilizam  necessita da energia elétrica para formar a energia térmica, que é o aquecimento para poder alizar os tecidos, a energia térmica ocorre com o aquecimento que provoca o vapor, mas há algum tempo atrás o ferro utiliza a energia térmica de outra maneira, provocada pela queima de óleo, carvão ou gasolina, um método mais econômico mas também mais trabalhoso, por isso hoje a maioria das pessoas optam pela energia elétrica pela maior comodidade.

Prancha
A prancha de cabelo muito utilizada pelas mulheres para satisfazer a sua vaidade é um método que envolve a energia elétrica e a energia térmica, o calor que a eletricidade proporciona nas placas de cerâmica que geralmente é o material utilizado é muito alto por isso que essa reação térmica danifica tanto os fios.


Buscamos passar nesse trabalho o modo em que elas acontecem e como elas acontecem, sabendo que tudo depende de uma medida, a química tanto pode nos proporcionar coisas maravilhosas como também pode acabar danificando e estragando muita coisa, por isso antes de transformar medir as conseqüências para não causar dano nenhum ao meio em que vivemos, o cuidado é uma das essências da química, dando nos a oportunidade de fazer excelentes descobertas, como nós também tivemos, surtimos com certeza muitas coisas produtivas do mero esforço que fizemos para trazer algo interessante e criativo de coisas simples que estão ao nosso redor e muitas vezes não nos damos conta, fica aqui uma única lição para o nosso dia a dia:
           
Na natureza, na química, na energia...
 
                             ... Nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário