Páginas

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Metodologia para apresentação de trabalhos

De acordo com a finalidade a que se destinam, os trabalhos científicos apresentam forma e exigências próprias, embora devam corresponder a uma estrutura fundamental semelhante e seguir procedimentos gerais parecidos.

 
Os trabalhos realizados pelos alunos da EEB Mauro Gonçalves Farias devem ser realizados de acordo com a metodologia adotada pela Escola, com o intuito de padronizar os trabalhos, familiarizar e preparar seus alunos que futuramente estarão utilizando métodos científicos na Universidade. 
Os trabalhos devem possuir os seguintes componentes de acordo com a série que o aluno cursa:

ENSINO FUNDAMENTAL:
CAPA: Os principais elementos de identificação do trabalho devem aparecer na capa. Nome da Escola, nome da disciplina, nome do professor, nome e série do aluno. Deve aparecer o título do trabalho, local e data.

INTRODUÇÃO: Deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema, seus objetivos, sua relevância e aplicabilidade. Conter a ideia central do trabalho. 

DESENVOLVIMENTO: Apresentação do trabalho a partir dos resultados da pesquisa onde a argumentação deve ser sólida, bem fundamentada, além de seguir uma sequência lógica. Pode-se fazer uso de diversas ferramentas para auxiliar nas análises discutidas como: estatísticas, mapas conceituais, mapas, gráficos, tabelas, imagens, ilustrações, questionários, etc. 

CONCLUSÃO: Deve-se responder aos objetivos sem justificá-los. Portanto, deve estar fundamentada na pesquisa realizada, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Devem ser colocadas em ordem alfabética. SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade. Editora, Ano de Publicação. 
Para referenciar sites usa-se: Disponível em: <http:// ............... Acesso em:

OBSERVAÇÃO:
O trabalho deve ser escrito em papel A-4, em um único lado, com letra “Times New Roman”, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 para o texto (sem fontes exóticas e nem coloridas). A numeração das páginas é feita com algarismos arábicos e é alinhada à direita na margem superior da folha.
ENSINO MÉDIO:
CAPA: Os principais elementos de identificação do trabalho devem aparecer na capa. Nome da Escola,  nome do aluno, título do trabalho, nome da disciplina e  nome do professor. Deve aparecer o local e data.

FOLHA DE ROSTO: É a folha que contém os elementos necessários à identificação do trabalho: autor (es), título, subtítulo (se houver), nota indicando a natureza do trabalho, nome do (a) professor (a) do componente curricular, local e data.

SUMÁRIO: É a enumeração dos capítulos ou partes do trabalho na ordem em que aparecem no texto com a numeração das folhas.

INTRODUÇÃO: Deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema, seus objetivos, sua relevância e aplicabilidade. Conter a ideia central do trabalho. 

DESENVOLVIMENTO: Apresentação do trabalho a partir dos resultados da pesquisa onde a argumentação deve ser sólida, bem fundamentada, além de seguir uma sequência lógica. Pode-se fazer uso de diversas ferramentas para auxiliar nas análises discutidas como: estatísticas, mapas conceituais, mapas, gráficos, tabelas, imagens, ilustrações, questionários, etc. 

CONCLUSÃO: Deve-se responder aos objetivos sem justificá-los. Portanto, deve estar fundamentada na pesquisa realizada, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Devem ser colocadas em ordem alfabética. SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Cidade. Editora, Ano de Publicação. 
Para referenciar sites usa-se: Disponível em: <http:// ............... Acesso em:

APÊNDICES e ANEXOS: Apêndices são documentos auxiliares elaborados pelo aluno, tais como: mapas conceituais, gráficos, tabelas, questionários, entrevistas, etc.
Anexos são semelhantes aos documentos auxiliares do apêndice, mas que não foram elaborados pelo aluno.             

OBSERVAÇÃO:
O trabalho deve ser escrito em papel A-4, em um único lado, com letra “Times New Roman”, tamanho 12 e o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 para o texto (sem fontes exóticas e nem coloridas). A numeração das páginas é feita com algarismos arábicos e é alinhada à direita na margem superior da folha.

Um comentário:

  1. muito extenço e só gasta papel a toa esse modelo de trabalho do encino médio

    ResponderExcluir