Páginas

sexta-feira, 22 de novembro de 2013



A lei federal de 2011 (12.519) institui o 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em 1695, herói da resistência negra para o fim da escravidão no Brasil e ampliar os espaços de debates sobre questões raciais no Brasil, a Lei 12.519/2011 instituiu a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.



A data é celebrada com atividades durante todo mês de novembro. Entidades da sociedade civil, principalmente o movimento negro, instituições públicas e privadas se mobilizam, em todo o País, para discutir as violações aos direitos da população negra, o enfrentamento do racismo, mais oportunidades para ascensão socioeconômica dos afro-brasileiros, entre outros temas. 


O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro



 Projeto  desenvolvido no Ensino  Médio com a coordenação da professora MARIA  JOSÉ,  Matutino, Vespertino e Noturno.















Um comentário: