O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1982. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e também como forma de divulgar a luta por inclusão social.
A Escola Mauro, buscando possibilitar aos alunos a vivência e a discussão sobre as deficiências presentes no contexto da comunidade e analisar as condições de acessibilidade da escola propondo soluções, elaborou um projeto com atividades a serem desenvolvidas nos 15 dias que antecedem o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Entre elas estão a exibição do filme "De Porta em Porta", trabalhado com os alunos do ensino fundamental, e uma pesquisa com o ensino médio. Os alunos do 1º ao 5º ano trabalharão a deficiência visual e auditiva, produzindo materiais para uma mostra.
No dia 21 de setembro serão desenvolvidas as seguintes atividades nas duas últimas aulas:
Apresentação cultural dos alunos da APAE -"Diversidade".
1º ao 5º ano - Mostra dos trabalhos em alto-relevo e L.I.B.R.A.S.; circuito das sensações.
6ª e 7ª série - Circuito do cego e dramatização sobre o filme.
8ª série e ensino médio - Devolução dos estudos sobre deficiências com dinâmica elaborada e orientada por Professores da APAE.
Os alunos irão produzir textos sobre as deficiências e relatórios das atividades desenvolvidas durante o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário