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quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Plano de Gestão Escolar 2014/2015



Referencial teórico
Concepção de mundo, de sociedade, de aprendizagem, de homem e de escola:
- Concepção de Sociedade: Sócio – interacionista.
- Concepção de Aprendizagem: Histórico - cultural.
- Concepção de Homem: Criativo, autônomo e crítico.
- Concepção de Escola: Inclusiva e emancipadora
A educação em toda a sua história buscou cumprir com sua função de ensinar, e frente a tantas mudanças na sociedade a escola vem reafirmar e assumir um papel fundamental no processo de humanização do homem e da transformação social.
A escola por si só não forma cidadãos, mas oportuniza instrumentaliza e dá condições para que eles possam construir sua cidadania, sendo uma instituição inclusiva, compreendendo o ser humano como social e histórico resultado de um processo produzido pelo próprio homem.
A aprendizagem deve buscar a compreensão de como as interações sociais agem na formação e no desenvolvimento dos indivíduos. Nesta perspectiva, ensinar é preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa chamada de “Sociedade do Conhecimento”, sociedade esta que exige que a escola repense a respeito de sua organização, sua gestão, seu jeito de fazer escola. Sendo o conhecimento um patrimônio coletivo que deve ser socializado e que busque a autonomia de cada um. Sobretudo, acreditar que o conhecimento é um meio para a conquista da cidadania e o resgate dos valores humanos como: Justiça, solidariedade, responsabilidade, respeito comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna; onde a escola traz consigo a consciência de responsabilidade ética com a aprendizagem e tem como função essencial instrumentalizar o aluno para ler criticamente o mundo no sentido de transformá-lo.
É nessa perspectiva que a Escola de Educação Básica Mauro Gonçalves Farias desenvolve um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de ensino. E para que esta proposta realmente se efetive, todas as pessoas envolvidas neste processo devem estar comprometidas para que tenhamos uma educação de qualidade.
Proporcionar ao educando condições para que se aproprie do conhecimento acumulado historicamente e a partir deste construa um novo saber, instrumentalizando-o para o exercício pleno da cidadania e que este seja capaz de transformar as relações sociais. E neste sentido compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.

 
                                                                                                      Diagnóstico da escola
Introdução
Para a construção do diagnóstico foi coletado o máximo de informações dos segmentos da escola, visando detectar os pontos fortes e fracos. O levantamento dos dados foi efetivado por meio do método quantitativo. Os pais foram consultados por amostragem, os alunos a partir do 6º ano e os professores e funcionários na totalidade. Os questionários foram aplicados por meio eletrônico para alunos e professores e para os pais e responsáveis foram enviados questionário para ser respondido em casa.
Dimensão socioeconômica
Local de moradia: 52% no interior; Acesso às tecnologias e internet: 63% não possui; Grau de escolaridade dos pais: 51% até a 4º série; 18% até a 8ª série; 18% Ensino Médio completo e 13% Superior Completo; Renda familiar: 14% menos de um salário mínimo; 52% um salário mínimo; 15% dois salários mínimos; 9% três salários mínimos; 11% acima de quatro salários mínimos.

Dimensão pedagógica
Pais: Conhecimento da proposta pedagógica da escola: 63% conhecem; Reunião de pais: 14% ótima; 59% boa; 26% satisfatória; Confiança no trabalho pedagógico da escola: 94% sim
Alunos:
Discriminação ou Bullying no espaço escolar: 66% não; Planejamento das aulas: 91% bem planejadas; Uso de metodologias de ensino diversificadas: 81% sim; Avaliação diferenciada: 83% sim; Diálogo entre alunos e professores: 86% sim; Incentivo à criatividade e autonomia: 87% sim; Incentivo à leitura: 94% sim; Incentivo à pesquisa: 88% sim; Uso dos recursos pedagógicos disponíveis: 63% alguns; 6% não; 31% sim; Maiores dificuldades na escola: 32% raciocínio lógico; 48% interpretação; 12% escrita; 9% leitura.
Professores e funcionários:
Autonomia para elaborar seu plano de trabalho: 100% Sim; Nas ações escolares prevalece a decisão coletiva: 100% Sim; Atuação da Equipe Gestora nos assuntos pedagógicos: 62% Ótima; Você se sente respeitado pelos alunos? 97% Sim; As ações da escola estão em conformidade com a Sustentabilidade Ambiental: 85% Sim; As decisões tomadas coletivamente são consideradas por todos: 71% Sim; Atuação da Coordenação Pedagógica: 50% Ótima; 32% Boa; 18% Satisfatória; Preocupação por parte dos professores em fazer relação entre as avaliações identificando as defasagens e implementação de estratégias de recuperação paralela: 82% Sim; Incentivo por parte da Equipe Gestora para a realização de Projetos interdisciplinares: 100% Sim
Projeto Político Pedagógico:
Os inúmeros problemas educacionais e o verdadeiro papel da educação formal são motivos de ampla discussão na sociedade. É preciso empreender um esforço coletivo para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam a construção de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da cidadania e seja instrumento real de transformação social, espaço em que se aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros, contrapondo-se ao atual modelo gerador de desigualdades e exclusão social. O currículo escolar é construído num processo dinâmico a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Proposta Curricular de Santa Catarina, envolvendo todas as experiências do conhecimento desenvolvido pela escola. Necessário se faz entender que todo conhecimento produzido pela humanidade, na dimensão social, política, econômica e cultural, é na verdade a expressão do currículo. Neste aspecto, a nossa Escola não vai produzir a transformação, porém, pode efetivar a sua contribuição nesta direção. Planejar as ações para um ano letivo requer de cada educador a clareza da função social da escola, da concepção de mundo, de sociedade, de homem e do currículo na concepção de totalidade para que seu trabalho tenha direção objetiva e concreta, na perspectiva de transformação escolar e social, sendo capaz de instrumentalizar os educandos para que os mesmos assumam seu papel de sujeitos da sua história. A Escola busca uma educação transformadora, entendendo que a apropriação do conhecimento deve proporcionar condições para que os alunos descubram valores, ideias, costumes e papéis sociais, tornando a escola mais significativa e atrativa, tornando-os constantes pesquisadores, construindo coletivamente o conhecimento, estimulando a análise crítica da sociedade.
“Art. 3º A avaliação do rendimento do aluno será contínua e cumulativa, mediante verificação de aprendizagem de conhecimentos e do desenvolvimento de competências em atividades de classe e extraclasse, incluídos os procedimentos próprios de recuperação paralela”. (Resolução 158 do CEE, 2008).
O plano de Formação Continuada estabelece diretrizes para aprofundamento teórico – metodológico e troca de experiências entre os docentes. As reuniões pedagógicas, bem como os demais momentos de formação previstos em calendário, são certificados pela escola e homologados pela 27ª GERED – Gerência de Educação e pela SDR/Lages.
Projetos Pedagógicos: Valores, responsabilidade e comprometimento; Educação para o trânsito; Reforço e recuperação; Bullying na escola; Educação Ambiental; Sexualidade GLBTT. Trabalhar a Higiene e cuidado com o corpo; Cidadania e os direitos humanos; Prevenção às drogas; Educação Fiscal; Educação Alimentar; Gosto pela Leitura na Escola; Reestruturação de texto visando a escrita correta; História e cultura afro-brasileira; Estudo do estatuto da criança e adolescente ( ECA); Uso das tecnologias na prática pedagógica.
Dimensão administrativa
Professores e funcionários:
Atuação dos Gestores na administração geral: 74% Ótima; Atuação da Administração de Recursos Humanos: 44% Ótima; 47% Boa; 9% Satisfatória; Organização e atendimento da Biblioteca: 74% Ótimo; 15% Bom; 12% Satisfatório; Organização e atendimento da Sala de Informática: 74% Ótimo; 24% Bom; 3% Satisfatório; Apoio da comunidade nas decisões da escola: 79% Sim; Inclusão dos alunos com deficiência: 12% Ótima; 50% Boa; 38% Satisfatória; Limpeza da escola: 47% Ótima; 35% Boa; 18% Satisfatória
Projeto Político Pedagógico:
A Avaliação Institucional é um processo fundamental e imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, dentre outros. A Escola realiza a avaliação institucional semestralmente por meio de instrumento eletrônico, o qual tabula os dados e dispõe os resultados para posterior análise.


Dimensão financeira
A Escola capta recursos financeiros do Governo Federal por meio do MEC atrvés do FNDE, programa PDDE e Atleta na Escola. Do Governo Estadual por meio da SED que efetua a manutenção da escola. Também têm recursos captados pela APP, por meio de ações desenvolvidas pela entidade. Esses recursos são aplicados mediante planejamento dos segmentos da escola e das Entidades Democráticas instituídas.
Dimensão física
Alunos:
Quadra de esportes: 15% ótima; 38% boa; 47% satisfatória.
Professores e funcionários:
Melhoria do espaço físico para evitar o barulho das aulas de educação física: 100% Sim
Projeto Político Pedagógico:
A escola iniciou suas atividades a mais de 60 anos e está instalada em prédio próprio, possui área total de 2.023,55 m2. Sendo 1.861,99 m2 de área construída e 161,56 m2 de espaço livre. As primeiras 5 salas de aula foram construídas sem tecnicas de infiltração a mais de 50 anos e com o aumento da demanda foi gradativamente sendo ampliada, apresentando: 1 sala de direção, 1 sala para secretaria, 1 sala para supervisão escolar, 1 sala para arquivo, 1 sala de recepção, 12 salas de aula de 48 m2 com capacidade para 30 alunos, 1 biblioteca adaptada como sala de aula, 1 depósito adaptado para biblioteca, 1 sala de informática, 1 depósito adaptado para a Sala de Recursos Multifuncional, 1 sala para professores, 1 cozinha, 1 refeitório, 1 quadra coberta, 1 depósito geral, 1 banheiro feminino com 5 vasos sanitários, 1 chuveiro e dois lavatórios, 1 banheiro masculino com 2 mictórios, 4 sanitários, 2 lavatórios e 1 chuveiro, 1 banheiro adaptado para deficiente físico, 1 banheiro com 1 vaso e 1 lavatório para os professores, 1 banheiro com 1 vaso e 1 lavatório para a secretaria, 1 saguão, Corredores adaptados para acessibilidade, 08 salas de aula estão adaptadas para acessibilidade, 1 espaço para recreação para as crianças, 1 horta escolar.


O plano será avaliado semestralmente por meio de questionário eletrônico em todos os segmentos e por meio do Conselho de Classe bimestralmente.
A elaboração colaborativa do Plano de Gestão Escolar 2014/2015 envolveu pais, alunos, professores, funcionários e equipe gestora e estabeleceu o diagnóstico necessário para traçar metas que visem a qualidade na educação e o sucesso dos alunos, bem como esbocem uma educação mais solidária e comprometida com as transformações sociais. Os dados apresentam uma gama de fatores que indicam a estrutura frágil da família, do sistema de ensino, do processo de ensino e da aprendizagem. É nessa perspectiva que, após traçadas as metas, serão efetivadas as ações e reflexões inerentes aos pontos importantes elencados. A escola está contextualizada em uma realidade socioeconômica em déficit, cujos dados mostram que a escolaridade dos familiares dos alunos que moram no interior do município, que é essencialmente agrícola, está abaixo do ensino fundamental e a renda familiar menos de um salário mínimo. Outro aspecto detectado é o acesso à internet e à outras tecnologias, dois terços das famílias não têm acesso a estes recursos. No espaço de debate oportunizado durante a elaboração do Plano de Gestão aos segmentos da escola surgiu a necessidade de ter um novo olhar para a situação socioeconômica e cultural das famílias ampliando sua participação no contexto escolar. A escola precisa rever a sua postura referente a essa realidade e buscar a sua transformação sendo mais competente no seu papel social de apropriação do conhecimento científico, de formação da consciência crítica e de superação dos obstáculos provenientes da sociedade capitalista e excludente. Dentre as metas delineadas neste plano, um dos maiores desafios estabelecidos é a permanência e o sucesso dos alunos do Ensino Médio que se evadem da escola para trabalhar e ajudar a família ingressando muito cedo no mercado informal de trabalho. Diante dos avanços do universo tecnológico nos deparamos com o sucateamento da sala de informática. Essa realidade impõe aos jovens uma falha no seu desenvolvimento por necessitarem de equipamentos e softwares mais atualizados. Nessa perspectiva a escola traçou a meta de reivindicar junto ao MEC melhores equipamentos, bem como elaborará projetos para aquisição destes materiais por meio de empresas privadas. Porém, enquanto não são viabilizadas estas hipóteses, solicitamos aos alunos que tragam seus equipamentos e será adquirido um sinal de internet via wi-fi com auxílio da comunidade com vistas a melhoria da qualidade da prática pedagógica. Em que pese a intenção pedagógica de otimizar o sucesso dos alunos, temos em nosso quadro funcional profissionais habilitados e comprometidos em desenvolver as habilidades e competências necessárias aos alunos para que transformem sua realidade, bem como temos o apoio da comunidade que confia na proposta de trabalho da escola.
MEC. Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa 10 anos. São Paulo, 2004.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, [online]. Rio de Janeiro, n. 23, p. 156-167, 2003. Disponível no site http://coordenacaoescolagestores.mec.gov/ufsc. Acesso em 24/06/2011.
OLIVEIRA, José Mario Aleluia. UFS. Sala ambiente Práticas e espaços de comunicação na escola. Obra retirada da Biblioteca virtual do Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. Disponível em: http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufsc. Acesso em: 08/08/2011.
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1991.
PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico – limites e perspectivas. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
Projeto Político-Pedagógico. EEB Mauro Gonçalves Farias. São José do Cerrito, 2011.
RAPOSO, M.; MACIEL, D. A. As Interações Professor-professor na Co-construção dos Projetos Pedagógicos na Escola. Disponível no site http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufsc/, acesso em 05/11/2011.
SANTOS, Lucíola L. de C. P.. História das disciplinas escolares: outras perspectivas de análise. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 60-68, 1995. Disponível no site http://coordenacaoescolagest

Metas
Aumentar a aprovação de 88,13% para 95%
Incentivar a permanência dos alunos no Ensino Médio diminuindo a evasão escolar de 10,66% para 5%.
Incentivar o uso das tecnologias na prática pedagógica de 31% para 90%
Atualizar os equipamentos e os softwares da sala de informática
Buscar a participação da comunidade nas Entidades Democráticas por meio de Formação Continuada.
Valorizar os profissionais da educação por meio de Formação Continuada
Otimizar a aplicação dos recursos Federais e estaduais e proprios por meio da APP – Associação de Pais e Professores enquanto Unidade Executora
Captar recursos da esfera Federal por meio do Programa Escola Sustentável, PDDE e Atleta na Escola
Reformar e pintar a área construída
Ampliar o prédio com a construção de uma biblioteca com mais espaço,cobertura de área livre
Reformar quadra coberta, pintar e fechar laterais.



Ações

Tipo
Dimensão administrativa
Título
Formação continuada
Ação
Elaborar projetos para solicitar à empresas privadas novos equipamentos de informática, bem como solicitar ao MEC/FNDE a renovação da sala de informática como um todo
Proporcionar curso de Formação Continuada para a comunidade visando instrumentalizar para uma participação mais efetiva nos Conselhos Escolares
Elaborar e aplicar o Plano de Formação Continuada instituído na escola aos docentes
Objetivos específicos
Adquirir os equipamentos e os programas para a sala de informática com os recursos captados das empresas privadas
Capacitar os professores para utilizarem os novos equipamentos e novos programas
Conscientizar a comunidade sobre a importância da participação nas instâncias deliberativas da escola
Oferecer curso de formação em Conselhos Escolares de 40 horas para os conselheiros e para os demais membros da comunidade
Oferecer o curso de formação continuada com enfoque teórico - metodológico com vistas à melhoria da qualidade da prática pedagógica
Início
06/02/2014
Fim
27/11/2015
Público alvo
Alunos, professores e comunidade
Recurso
da APP,PDDE,EMPRESAS PRIVADAS, SED
Responsáveis pela ação
Equipe Gestora e pedagógica

Tipo
Dimensão financeira
Título
Captação e aplicação de recursos
Ação
Elaborar lista de prioridades da escola para que sejam adquiridos materiais de consumo e bens de capital para uso dos alunos e professores em suas aulas, pequenos reparos
Desenvolver os projetos necessários para que sejam disponibilizados os recursos Federais de acordo com cada programa.
Objetivos específicos
Adquirir materiais de consumo e bens de capital para utilizar na prática pedagógica e pequenos reparos
Habilitar a escola para os repasses dos recursos federais e estaduais
Início
28/02/2014
Fim
10/12/2015
Público alvo
Alunos e professores
Recurso
Recursos do PDDE, cartão escolar, APP
Responsáveis pela ação
Equipe gestora

Tipo
Dimensão física
Título
Ampliação e reforma
Ação
Reforma do prédio da escola já está prevista pelo pacto por Santa Catarina, Governo do Estado
Ampliação das dependências da escola, biblioteca e quadra de esportes já está prevista pelo Governo do Estado
Objetivos específicos
Melhorar o aspecto físico e estrutural do prédio escolar
Aumentar a disponibilidade de espaço para melhor conforto dos alunos, professores e funcionários
Início
05/05/2014
Fim
12/12/2014
Público alvo
Alunos e professores
Recurso
1,9 milhões, recursos do pacto por santa catarina
Responsáveis pela ação
Governo do Estado através da SDR de Lages

Tipo
Dimensão pedagógica
Título
Rendimento escolar e permanência dos alunos com sucesso
Ação
Desenvolver estratégias de elevação da autoestima, de recuperação paralela e de incentivo à leitura e à escrita espontânea
Trabalhar a conscientização dos alunos no sentido de preparação para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, bem como proporcionar Formação Continuada para os professores do Ensino Médio via SISMEDIO.
Melhorar os equipamentos tecnológicos, aumentar o número de equipamentos e planejar as aulas levando em consideração o conhecimento dos alunos no uso das tecnologias dando a oportunidade de utilizar seus próprios recursos (tablets, celulares e notebooks).
Aumentar os indicadores da escola.
Objetivos específicos
Viabilizar a recuperação paralela e o reforço escolar no contra turno
Proporcionar troca de experiências exitosas entre os docentes
Diagnosticar os alunos com baixo rendimento por meio dos pré conselhos bimestrais
Buscar parcerias para a realização de palestras e seminários sobre temas atuais e de interesse dos alunos
Incentivar o uso das atuais tecnologias a serviço da prática pedagógica e da aprendizagem
Capacitar alunos para auxiliar os professores no uso das tecnologias
Adquirir um sinal de internet via Wi-fii para uso em sala de aula

Início
11/02/2014
Fim
10/12/2015
Público alvo
Professores e alunos
Recurso
PDDE, APP, SED, MEC
Responsáveis pela ação
Professores, equipe gestora e pedagógica


 

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