Referencial teórico
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Concepção
de mundo, de sociedade, de aprendizagem, de homem e de escola:
- Concepção de Sociedade: Sócio – interacionista.
- Concepção de Aprendizagem: Histórico - cultural.
- Concepção de Homem: Criativo, autônomo e crítico.
- Concepção de Escola: Inclusiva e emancipadora
A educação em toda a sua história buscou cumprir com sua função de ensinar, e
frente a tantas mudanças na sociedade a escola vem reafirmar e assumir um
papel fundamental no processo de humanização do homem e da transformação
social.
A escola por si só não forma cidadãos, mas oportuniza instrumentaliza e dá
condições para que eles possam construir sua cidadania, sendo uma instituição
inclusiva, compreendendo o ser humano como social e histórico resultado de um
processo produzido pelo próprio homem.
A aprendizagem deve buscar a compreensão de como as interações sociais agem
na formação e no desenvolvimento dos indivíduos. Nesta perspectiva, ensinar é
preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de
uma sociedade complexa chamada de “Sociedade do Conhecimento”, sociedade esta
que exige que a escola repense a respeito de sua organização, sua gestão, seu
jeito de fazer escola. Sendo o conhecimento um patrimônio coletivo que deve
ser socializado e que busque a autonomia de cada um. Sobretudo, acreditar que
o conhecimento é um meio para a conquista da cidadania e o resgate dos
valores humanos como: Justiça, solidariedade, responsabilidade, respeito
comprometimento com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna; onde
a escola traz consigo a consciência de responsabilidade ética com a
aprendizagem e tem como função essencial instrumentalizar o aluno para ler
criticamente o mundo no sentido de transformá-lo.
É nessa perspectiva que a Escola de Educação Básica Mauro Gonçalves Farias
desenvolve um trabalho voltado para a melhoria da qualidade de ensino. E para
que esta proposta realmente se efetive, todas as pessoas envolvidas neste
processo devem estar comprometidas para que tenhamos uma educação de
qualidade.
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Proporcionar
ao educando condições para que se aproprie do conhecimento acumulado
historicamente e a partir deste construa um novo saber, instrumentalizando-o
para o exercício pleno da cidadania e que este seja capaz de transformar as
relações sociais. E neste sentido compreender a vida escolar como
participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos
adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.
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Diagnóstico da escola
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Introdução
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Para
a construção do diagnóstico foi coletado o máximo de informações dos
segmentos da escola, visando detectar os pontos fortes e fracos. O
levantamento dos dados foi efetivado por meio do método quantitativo. Os
pais foram consultados por amostragem, os alunos a partir do 6º ano e os professores
e funcionários na totalidade. Os questionários foram aplicados por meio
eletrônico para alunos e professores e para os pais e responsáveis foram
enviados questionário para ser respondido em casa.
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Dimensão
socioeconômica
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Local
de moradia: 52% no interior; Acesso às tecnologias e internet: 63% não
possui; Grau de escolaridade dos pais: 51% até a 4º série; 18% até a 8ª
série; 18% Ensino Médio completo e 13% Superior Completo; Renda familiar:
14% menos de um salário mínimo; 52% um salário mínimo; 15% dois salários
mínimos; 9% três salários mínimos; 11% acima de quatro salários mínimos.
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Dimensão
pedagógica
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Pais:
Conhecimento da proposta pedagógica da escola: 63% conhecem; Reunião de pais:
14% ótima; 59% boa; 26% satisfatória; Confiança no trabalho pedagógico da
escola: 94% sim
Alunos:
Discriminação ou Bullying no espaço escolar: 66% não; Planejamento das
aulas: 91% bem planejadas; Uso de metodologias de ensino diversificadas:
81% sim; Avaliação diferenciada: 83% sim; Diálogo entre alunos e
professores: 86% sim; Incentivo à criatividade e autonomia: 87% sim;
Incentivo à leitura: 94% sim; Incentivo à pesquisa: 88% sim; Uso dos
recursos pedagógicos disponíveis: 63% alguns; 6% não; 31% sim; Maiores
dificuldades na escola: 32% raciocínio lógico; 48% interpretação; 12%
escrita; 9% leitura.
Professores e funcionários:
Autonomia para elaborar seu plano de trabalho: 100% Sim; Nas ações
escolares prevalece a decisão coletiva: 100% Sim; Atuação da Equipe Gestora
nos assuntos pedagógicos: 62% Ótima; Você se sente respeitado pelos alunos?
97% Sim; As ações da escola estão em conformidade com a Sustentabilidade
Ambiental: 85% Sim; As decisões tomadas coletivamente são consideradas por
todos: 71% Sim; Atuação da Coordenação Pedagógica: 50% Ótima; 32% Boa; 18%
Satisfatória; Preocupação por parte dos professores em fazer relação entre
as avaliações identificando as defasagens e implementação de estratégias de
recuperação paralela: 82% Sim; Incentivo por parte da Equipe Gestora para a
realização de Projetos interdisciplinares: 100% Sim
Projeto Político Pedagógico:
Os inúmeros problemas educacionais e o verdadeiro papel da educação formal
são motivos de ampla discussão na sociedade. É preciso empreender um esforço
coletivo para vencer as barreiras e entraves que inviabilizam a construção
de uma escola pública que eduque de fato para o exercício pleno da
cidadania e seja instrumento real de transformação social, espaço em que se
aprenda a aprender, a conviver e a ser com e para os outros, contrapondo-se
ao atual modelo gerador de desigualdades e exclusão social. O currículo
escolar é construído num processo dinâmico a partir das Diretrizes
Curriculares Nacionais e da Proposta Curricular de Santa Catarina, envolvendo
todas as experiências do conhecimento desenvolvido pela escola. Necessário
se faz entender que todo conhecimento produzido pela humanidade, na
dimensão social, política, econômica e cultural, é na verdade a expressão
do currículo. Neste aspecto, a nossa Escola não vai produzir a
transformação, porém, pode efetivar a sua contribuição nesta direção.
Planejar as ações para um ano letivo requer de cada educador a clareza da
função social da escola, da concepção de mundo, de sociedade, de homem e do
currículo na concepção de totalidade para que seu trabalho tenha direção
objetiva e concreta, na perspectiva de transformação escolar e social,
sendo capaz de instrumentalizar os educandos para que os mesmos assumam seu
papel de sujeitos da sua história. A Escola busca uma educação
transformadora, entendendo que a apropriação do conhecimento deve
proporcionar condições para que os alunos descubram valores, ideias,
costumes e papéis sociais, tornando a escola mais significativa e atrativa,
tornando-os constantes pesquisadores, construindo coletivamente o
conhecimento, estimulando a análise crítica da sociedade.
“Art. 3º A avaliação do rendimento do aluno será contínua e cumulativa,
mediante verificação de aprendizagem de conhecimentos e do desenvolvimento
de competências em atividades de classe e extraclasse, incluídos os
procedimentos próprios de recuperação paralela”. (Resolução 158 do CEE,
2008).
O plano de Formação Continuada estabelece diretrizes para aprofundamento
teórico – metodológico e troca de experiências entre os docentes. As
reuniões pedagógicas, bem como os demais momentos de formação previstos em
calendário, são certificados pela escola e homologados pela 27ª GERED –
Gerência de Educação e pela SDR/Lages.
Projetos Pedagógicos: Valores, responsabilidade e comprometimento; Educação
para o trânsito; Reforço e recuperação; Bullying na escola; Educação
Ambiental; Sexualidade GLBTT. Trabalhar a Higiene e cuidado com o corpo;
Cidadania e os direitos humanos; Prevenção às drogas; Educação Fiscal;
Educação Alimentar; Gosto pela Leitura na Escola; Reestruturação de texto
visando a escrita correta; História e cultura afro-brasileira; Estudo do
estatuto da criança e adolescente ( ECA); Uso das tecnologias na prática
pedagógica.
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Dimensão
administrativa
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Professores
e funcionários:
Atuação dos Gestores na administração geral: 74% Ótima; Atuação da
Administração de Recursos Humanos: 44% Ótima; 47% Boa; 9% Satisfatória;
Organização e atendimento da Biblioteca: 74% Ótimo; 15% Bom; 12%
Satisfatório; Organização e atendimento da Sala de Informática: 74% Ótimo;
24% Bom; 3% Satisfatório; Apoio da comunidade nas decisões da escola: 79%
Sim; Inclusão dos alunos com deficiência: 12% Ótima; 50% Boa; 38%
Satisfatória; Limpeza da escola: 47% Ótima; 35% Boa; 18% Satisfatória
Projeto Político Pedagógico:
A Avaliação Institucional é um processo fundamental e imerso em aspectos
ideológicos, políticos, econômicos, culturais, dentre outros. A Escola
realiza a avaliação institucional semestralmente por meio de instrumento
eletrônico, o qual tabula os dados e dispõe os resultados para posterior
análise.
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Dimensão
financeira
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A
Escola capta recursos financeiros do Governo Federal por meio do MEC atrvés
do FNDE, programa PDDE e Atleta na Escola. Do Governo Estadual por meio da
SED que efetua a manutenção da escola. Também têm recursos captados pela
APP, por meio de ações desenvolvidas pela entidade. Esses recursos são
aplicados mediante planejamento dos segmentos da escola e das Entidades
Democráticas instituídas.
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Dimensão
física
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Alunos:
Quadra de esportes: 15% ótima; 38% boa; 47% satisfatória.
Professores e funcionários:
Melhoria do espaço físico para evitar o barulho das aulas de educação
física: 100% Sim
Projeto Político Pedagógico:
A escola iniciou suas atividades a mais de 60 anos e está instalada em
prédio próprio, possui área total de 2.023,55 m2. Sendo 1.861,99 m2 de área
construída e 161,56 m2 de espaço livre. As primeiras 5 salas de aula foram
construídas sem tecnicas de infiltração a mais de 50 anos e com o aumento
da demanda foi gradativamente sendo ampliada, apresentando: 1 sala de
direção, 1 sala para secretaria, 1 sala para supervisão escolar, 1 sala
para arquivo, 1 sala de recepção, 12 salas de aula de 48 m2 com capacidade
para 30 alunos, 1 biblioteca adaptada como sala de aula, 1 depósito
adaptado para biblioteca, 1 sala de informática, 1 depósito adaptado para a
Sala de Recursos Multifuncional, 1 sala para professores, 1 cozinha, 1
refeitório, 1 quadra coberta, 1 depósito geral, 1 banheiro feminino com 5
vasos sanitários, 1 chuveiro e dois lavatórios, 1 banheiro masculino com 2
mictórios, 4 sanitários, 2 lavatórios e 1 chuveiro, 1 banheiro adaptado
para deficiente físico, 1 banheiro com 1 vaso e 1 lavatório para os
professores, 1 banheiro com 1 vaso e 1 lavatório para a secretaria, 1
saguão, Corredores adaptados para acessibilidade, 08 salas de aula estão
adaptadas para acessibilidade, 1 espaço para recreação para as crianças, 1
horta escolar.
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O plano
será avaliado semestralmente por meio de questionário eletrônico em todos os
segmentos e por meio do Conselho de Classe bimestralmente.
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A
elaboração colaborativa do Plano de Gestão Escolar 2014/2015 envolveu pais,
alunos, professores, funcionários e equipe gestora e estabeleceu o
diagnóstico necessário para traçar metas que visem a qualidade na educação e
o sucesso dos alunos, bem como esbocem uma educação mais solidária e
comprometida com as transformações sociais. Os dados apresentam uma gama de
fatores que indicam a estrutura frágil da família, do sistema de ensino, do
processo de ensino e da aprendizagem. É nessa perspectiva que, após traçadas
as metas, serão efetivadas as ações e reflexões inerentes aos pontos
importantes elencados. A escola está contextualizada em uma realidade
socioeconômica em déficit, cujos dados mostram que a escolaridade dos
familiares dos alunos que moram no interior do município, que é
essencialmente agrícola, está abaixo do ensino fundamental e a renda familiar
menos de um salário mínimo. Outro aspecto detectado é o acesso à internet e à
outras tecnologias, dois terços das famílias não têm acesso a estes recursos.
No espaço de debate oportunizado durante a elaboração do Plano de Gestão aos
segmentos da escola surgiu a necessidade de ter um novo olhar para a situação
socioeconômica e cultural das famílias ampliando sua participação no contexto
escolar. A escola precisa rever a sua postura referente a essa realidade e
buscar a sua transformação sendo mais competente no seu papel social de
apropriação do conhecimento científico, de formação da consciência crítica e
de superação dos obstáculos provenientes da sociedade capitalista e
excludente. Dentre as metas delineadas neste plano, um dos maiores desafios
estabelecidos é a permanência e o sucesso dos alunos do Ensino Médio que se
evadem da escola para trabalhar e ajudar a família ingressando muito cedo no
mercado informal de trabalho. Diante dos avanços do universo tecnológico nos
deparamos com o sucateamento da sala de informática. Essa realidade impõe aos
jovens uma falha no seu desenvolvimento por necessitarem de equipamentos e
softwares mais atualizados. Nessa perspectiva a escola traçou a meta de
reivindicar junto ao MEC melhores equipamentos, bem como elaborará projetos
para aquisição destes materiais por meio de empresas privadas. Porém,
enquanto não são viabilizadas estas hipóteses, solicitamos aos alunos que
tragam seus equipamentos e será adquirido um sinal de internet via wi-fi com
auxílio da comunidade com vistas a melhoria da qualidade da prática
pedagógica. Em que pese a intenção pedagógica de otimizar o sucesso dos
alunos, temos em nosso quadro funcional profissionais habilitados e
comprometidos em desenvolver as habilidades e competências necessárias aos
alunos para que transformem sua realidade, bem como temos o apoio da
comunidade que confia na proposta de trabalho da escola.
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MEC.
Indicadores da qualidade na educação. Ação Educativa 10 anos. São Paulo,
2004.
MOREIRA, A. F. B. e CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo
caminhos. Revista Brasileira de Educação, [online]. Rio de Janeiro, n. 23, p.
156-167, 2003. Disponível no site
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov/ufsc. Acesso em 24/06/2011.
OLIVEIRA, José Mario Aleluia. UFS. Sala ambiente Práticas e espaços de
comunicação na escola. Obra retirada da Biblioteca virtual do Curso de
Especialização em Coordenação Pedagógica. Disponível em:
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufsc. Acesso em: 08/08/2011.
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. 2. ed. São Paulo:
Loyola, 1991.
PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico –
limites e perspectivas. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Faculdade de
Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
Projeto Político-Pedagógico. EEB Mauro Gonçalves Farias. São José do Cerrito,
2011.
RAPOSO, M.; MACIEL, D. A. As Interações Professor-professor na Co-construção
dos Projetos Pedagógicos na Escola. Disponível no site
http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/ufsc/, acesso em 05/11/2011.
SANTOS, Lucíola L. de C. P.. História das disciplinas escolares: outras
perspectivas de análise. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p.
60-68, 1995. Disponível no site http://coordenacaoescolagest
Metas
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Aumentar
a aprovação de 88,13% para 95%
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Incentivar
a permanência dos alunos no Ensino Médio diminuindo a evasão escolar de
10,66% para 5%.
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Incentivar
o uso das tecnologias na prática pedagógica de 31% para 90%
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Atualizar
os equipamentos e os softwares da sala de informática
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Buscar
a participação da comunidade nas Entidades Democráticas por meio de
Formação Continuada.
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Valorizar
os profissionais da educação por meio de Formação Continuada
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Otimizar
a aplicação dos recursos Federais e estaduais e proprios por meio da APP
– Associação de Pais e Professores enquanto Unidade Executora
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Captar
recursos da esfera Federal por meio do Programa Escola Sustentável, PDDE
e Atleta na Escola
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Reformar
e pintar a área construída
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Ampliar
o prédio com a construção de uma biblioteca com mais espaço,cobertura de
área livre
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Reformar
quadra coberta, pintar e fechar laterais.
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Ações
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Tipo
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Dimensão
administrativa
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Título
|
Formação
continuada
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Ação
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Elaborar
projetos para solicitar à empresas privadas novos equipamentos de informática,
bem como solicitar ao MEC/FNDE a renovação da sala de informática como um
todo
Proporcionar curso de Formação Continuada para a comunidade visando
instrumentalizar para uma participação mais efetiva nos Conselhos
Escolares
Elaborar e aplicar o Plano de Formação Continuada instituído na escola
aos docentes
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Objetivos
específicos
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Adquirir
os equipamentos e os programas para a sala de informática com os recursos
captados das empresas privadas
Capacitar os professores para utilizarem os novos equipamentos e novos
programas
Conscientizar a comunidade sobre a importância da participação nas
instâncias deliberativas da escola
Oferecer curso de formação em Conselhos Escolares de 40 horas para os
conselheiros e para os demais membros da comunidade
Oferecer o curso de formação continuada com enfoque teórico -
metodológico com vistas à melhoria da qualidade da prática pedagógica
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Início
|
06/02/2014
|
Fim
|
27/11/2015
|
Público
alvo
|
Alunos,
professores e comunidade
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Recurso
|
da
APP,PDDE,EMPRESAS PRIVADAS, SED
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Responsáveis
pela ação
|
Equipe
Gestora e pedagógica
|
|
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Tipo
|
Dimensão
financeira
|
Título
|
Captação
e aplicação de recursos
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Ação
|
Elaborar
lista de prioridades da escola para que sejam adquiridos materiais de
consumo e bens de capital para uso dos alunos e professores em suas
aulas, pequenos reparos
Desenvolver os projetos necessários para que sejam disponibilizados os
recursos Federais de acordo com cada programa.
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Objetivos
específicos
|
Adquirir
materiais de consumo e bens de capital para utilizar na prática
pedagógica e pequenos reparos
Habilitar a escola para os repasses dos recursos federais e estaduais
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Início
|
28/02/2014
|
Fim
|
10/12/2015
|
Público
alvo
|
Alunos
e professores
|
Recurso
|
Recursos
do PDDE, cartão escolar, APP
|
Responsáveis
pela ação
|
Equipe
gestora
|
|
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Tipo
|
Dimensão
física
|
Título
|
Ampliação
e reforma
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Ação
|
Reforma
do prédio da escola já está prevista pelo pacto por Santa Catarina,
Governo do Estado
Ampliação das dependências da escola, biblioteca e quadra de esportes já
está prevista pelo Governo do Estado
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Objetivos
específicos
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Melhorar
o aspecto físico e estrutural do prédio escolar
Aumentar a disponibilidade de espaço para melhor conforto dos alunos,
professores e funcionários
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Início
|
05/05/2014
|
Fim
|
12/12/2014
|
Público
alvo
|
Alunos
e professores
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Recurso
|
1,9
milhões, recursos do pacto por santa catarina
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Responsáveis
pela ação
|
Governo
do Estado através da SDR de Lages
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Tipo
|
Dimensão
pedagógica
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Título
|
Rendimento
escolar e permanência dos alunos com sucesso
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Ação
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Desenvolver
estratégias de elevação da autoestima, de recuperação paralela e de
incentivo à leitura e à escrita espontânea
Trabalhar a conscientização dos alunos no sentido de preparação para o
mercado de trabalho e para o empreendedorismo, bem como proporcionar
Formação Continuada para os professores do Ensino Médio via SISMEDIO.
Melhorar os equipamentos tecnológicos, aumentar o número de equipamentos
e planejar as aulas levando em consideração o conhecimento dos alunos no
uso das tecnologias dando a oportunidade de utilizar seus próprios
recursos (tablets, celulares e notebooks).
Aumentar os indicadores da escola.
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Objetivos
específicos
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Viabilizar
a recuperação paralela e o reforço escolar no contra turno
Proporcionar troca de experiências exitosas entre os docentes
Diagnosticar os alunos com baixo rendimento por meio dos pré conselhos
bimestrais
Buscar parcerias para a realização de palestras e seminários sobre temas
atuais e de interesse dos alunos
Incentivar o uso das atuais tecnologias a serviço da prática pedagógica e
da aprendizagem
Capacitar alunos para auxiliar os professores no uso das tecnologias
Adquirir um sinal de internet via Wi-fii para uso em sala de aula
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Início
|
11/02/2014
|
Fim
|
10/12/2015
|
Público
alvo
|
Professores
e alunos
|
Recurso
|
PDDE,
APP, SED, MEC
|
Responsáveis
pela ação
|
Professores,
equipe gestora e pedagógica
|
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